/ REGULAMENTO

 

A 1ª edição do Nova Era - Festival da Canção Brasileira vai acontecer em janeiro de 2020, mas as inscrições para a seleção de composições inéditas iniciam neste dia 20/12.  Os compositores e compositoras interessadxs podem inscrever sua canção inédita no site www.festivalnovaera.com até 12/01/2020.

 

 

Art. 1 – DO OBJETIVO

1.1 Nova Era - Festival da Canção Brasileira busca revelar a atual e efervescente produção musical nacional elegendo, entre xs inscritxs, a melhor canção inédita brasileira. O Festival é uma iniciativa das gestoras culturais Débora Ribeiro de Lima e Dani Godoy, realizadoras também do Festival Feminino. A inspiração vem da era dos festivais que aconteciam entre as décadas de 60 e 80, que traziam à tona grandes novas da música brasileira.

 

 

Art. 2 - DOS PARTICIPANTXS

2.1 Somente poderão participar do Nova Era - Festival da Canção Brasileira pessoas a partir de 18 anos de idade completos até o ato da inscrição, residentes ou domiciliadas no território

nacional.

 

2.2 Não há restrição de gênero nem de formação musical.

 

2.3 As letras deverão obrigatoriamente ser em português.

 

2.4 Cada participante poderá inscrever somente 1 (uma) canção.

 

2.5 A composição deverá ser inédita e originail, tanto na parte musical como nas letras. Entende-se por inédita a música não lançada por gravadora ou distribuída comercialmente em larga escala. Como original, a que não contiver plágio, adaptação ou citação poética e musical de outro autor ou compositor.

 

2.6 As canções inéditas poderão ser interpretadas pelxs próprixs compositorxs ou por intérpretes indicadxs.

 

2.7 Cada participante que tiver sua canção selecionada para a segunda etapa, que contempla apresentação ao vivo, deverá ter disponibilidade de data conforme divulgado aqui neste edital e terá uma ajuda de custo de R$1.000,00 (mil reais) para apoio de eventuais gastos, tais como transporte, alimentação, hospedagem, ensaio, entre outros. Este edital não terá nenhuma responsabilidade, ou mesmo arcará sob nenhuma hipótese, com custos sobressalentes que o participante venha a desembolsar além deste valor aqui neste item indicado.

 

2.8 Xs músicxs que acompanharão o intérprete na execução da canção selecionada, são de responsabilidade do participante. Caberá ao promotor somente atender ao rider técnico enviado com antecedência pelo participante a produção do Festival. Xs instrumentistas deverão levar seus próprios instrumentos, com exceção de bateria que o Festival disponibilizará.

 

2.9 As formações das bandas acompanhantes deverão ter no máximo 6 integrantes, já contando com intérprete.  

 

2.10 Será terminantemente proibida a apresentação com acompanhamento de Playback na segunda etapa executada ao vivo.

 

2.11 As canções inscritas deverão estar registradas, para proteção da obra por meio da Lei de Direitos Autorais. Não nos responsabilizamos por questões judiciais em caso de fraude da obra.

 

2.12 Em caso de desistência ou desclassificação de participante selecionadx por infração a qualquer item deste Regulamento, haverá a substituição automática dx excluídx, por participante suplente classificadx por meio da comissão de seleção.

 

 

Art. 3 - DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições para o Nova Era - Festival da Canção Brasileira  estarão abertas no período de 20/12/2019 a 12/01/2020 e deverão ser feitas diretamente e exclusivamente na página www.festivalnovaera.com.

 

3.2 O prazo de inscrição online encerra-se às 23h59min (horário de Brasília) do dia 12 de janeiro de 2020. Não será de responsabilidade do promotor as falhas técnicas que possam ocorrer no sistema em função do excesso de acessos simultâneos nos últimos dias de inscrição.

 

3.3 O ato de inscrição implica na aceitação de todas as condições estipuladas no presente regulamento.

 

3.4 Os dados fornecidos no ato da inscrição deverão estar atualizados. É através deles que o promotor entrará em contato com x participante.

 

3.5 X participante deverá, no ato da inscrição, enviar no mínimo 1 (um) link do registro de áudio e/ou vídeo (youtube, vimeo, soundcloud) da canção inscrita.

 

3.6 É totalmente de responsabilidade dx participante enviar material em boa qualidade de áudio e/ou vídeo que permita perfeita avaliação da comissão julgadora e garantir que os arquivos permaneçam hospedados no endereço informado durante todo o processo de seleção. Qualquer impossibilidade de avaliação em função do envio de material insuficiente, acarretará em desclassificação.

 

 

Art. 4 - DAS FASES DE SELEÇÃO E RESULTADOS

4.1 Nova Era - Festival da Canção Brasileira terá duas etapas de seleção:

1ª etapa – a comissão, composta por 3 julgadorxs, selecionarão nesta fase 8 (oito) canções que passarão para a próxima fase. Esta seleção será feita a partir do material enviado através das inscrições e xs julgadores terão acesso somente aos links de áudio/vídeo sem conhecimento dxs respectivxs autorxs. Xs selcionadxs serão divulgados nas redes do Festival no dia 20/01/2020.

 

2ª etapa – as 8 (oito) canções selecionadas serão apresentadas ao vivo, nos termos já dispostos no art. 2, no dia 24 de janeiro de 2020 no Teatro Sergio Cardoso, localizado na Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo / SP, a partir das 21h. Nesta data haverá um júri composto por 3 componentes que deverão selecionar as 3 (três) melhores canções brasileiras na qualidade de 1º, 2º e 3º lugares. Haverá ainda a canção vencedora por voto popular. Esta votação será realizada via plataforma online pelo público que acompanhar as apresentações ao vivo no teatro ou pela transmissão online.

 

4.2 Xs selecionadxs na 1ª etapa deverão enviar, para habilitação na 2ª etapa, os seguintes documentos:

• Declaração de autoria/ineditismo de obra musical (composições próprias) – assinada, conforme modelo que será enviado pelo promotor;

• Termo de Autorização de Gravação Audiovisual e Imagem, voz e arranjo musical – assinada, conforme modelo que será enviado pelo promotor;

• A partitura ou cifragem harmônica da composição e a letra;

• Ficha técnica da canção que será apresentada, relacionando até seis componentes na banda, com as funções a serem exercidas e os nomes dxs artistas já definidxs;

• Rider técnico;

• Comprovante de residência do compositor.

 

4.3 A falta de envio dos itens acima indicados, causará desclassificação.

 

4.4 Contamos com 6 (seis) juradxs, sendo 3 (três) em cada etapa, com especialidades musicais distintas, o que compõe um corpo capacitado e diverso.

 

 

Art. 5 - DOS PRÊMIOS

5.1 Premiação:

 

1º lugar: troféu Nova Era + gravação de três singles em estúdio profissional (45 horas) com posterior distribuição nas plataformas digitais.

 

2º lugar: troféu Nova Era + divulgação da canção premiada nas redes do Festival.

 

3º lugar: troféu Nova Era + divulgação da canção premiada nas redes do Festival.

 

Voto Popular: troféu Nova Era + divulgação da canção premiada nas redes do Festival.

 

 

Art. 6  - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 O comitê organizador poderá a qualquer momento desclassificar xs participantes que não observarem as disposições constantes deste Regulamento e contrariarem as normas de organização do evento.

 

6.2 Xs participantes deverão se comprometer a chegar aos locais e horários determinados pela organização do Festival.

 

6.3 A ordem das apresentações durante o evento público será determinada a partir da viabilidade técnica;

 

6.4 A pontuação e os resultados atribuídos aos trabalhos não serão suscetíveis de recursos ou impugnações.